Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Fagottini 4 queijos ao molho Funghi secchi

Por Luana Bortolon


Oi Divas, hoje temos uma receita deliciosa no blog! Aproveitei o feriado para fazer um almoço especial...
O ingrediente escolhido foi o funghi secchi. Este cogumelo é encontrado com maior frequência nas temporadas chuvosas. Apesar de ser um vegetal muito utilizado no inverno, o funghi é encontrado durante todas as épocas do ano por ser seco. Além disso, tem um bom prazo de vida útil, ao contrário do in natura, que estraga em três dias e pode ser muito perigoso para a saúde, no caso de uma intoxicação alimentar.
O funghi secchi, ou seco, é um cogumelo da espécie Porcini, desidratado. É amplamente utilizado pelos chefs de cozinha na preparação de molhos para massas e de pratos à base de carne vermelha, mas também pode ser usado com aves, em risotos e saladas, já que esta iguaria tem um gosto peculiar. 
A receita de hoje é rápida e muito fácil de fazer, então mãos a obra!

 
 O cogumelo deve ser bem higienizado e hidrarato antes do preparo, sendo apropriado que ele fique de molho em água gelada durante 30 minutos.

 Ingredientes para o molho
  • Funghi seco limpo e picado – 200g
  • Água filtrada –500ml
  • Manteiga sem sal - 1 colher de sopa 
  • 1 cebola picada 
  • 2 dentes de alho picado
  • Vinho branco seco – 200ml
  • Caldo de funghi – 400ml
  • Creme de leite fresco -350gr
  • Queijo parmesão ralado na hora a gosto
  • Sal a gosto.
Modo de preparo

Coloque os cogumelos e a agua filtrada e gelada numa vasilha e deixe de molho por 30 minutos.
Enquanto isso pique a cebola e o alho e já coloque a panela com água que vai cozinhar a massa para esquentar, quando ferver a água, cozinhe a massa de acordo com o tempo da embalagem.
Em outra panela, derreta a manteiga, e frite o alho e a cebola por uns 3 minutos, em seguida acrescente o vinho branco e o funghi já hidratado (retire o funghi da vasilha com uma escumadeira e lave-os em água corrente para depois colocar na panela), refogue até amaciar o funghi, acrescente o caldo de funghi coado, mexa bem e deixe ferver até reduzir o líquido pela metade. Acrescente o creme de leite, mexendo sempre e deixe ferver. 
Salgue, experimente e reserve a metade para bater no liquidificador e junta-lo novamente com o que ficou reservado na panela. Em seguida coloque o molho sobre a massa já cozida e sirva com queijo parmesão ralado.
E bom apetite!




Divas esse molho você pode usar com qualquer massa, já fiz com penne e fusilli integral, mas também fica legal com espaguetti, massa verde, massa negra, hum! O próximo quero fazer com massa negra, enfim, use e abuse da sua criatividade, também adoro fazer o risoto de funghi, quando fizer posto a receita com foto...
Beijos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário