Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Chocolate pode ser aliado da malhação

Por Luana Bortolon 


Olá Divas, o assunto de hoje é muito interessante e claro, gostoso! Rsrs... que atire a primeira pedra quem falar que não gosta de chocolate. 
A pedidos de uma aluna que recentemente comentou durante a aula de Pilates sobre o chocolate e a sua relação com a malhação, Evelyn esse post é especialmente para você e todas as divas chocolatras.

Ao contrário do que muita gente pensa, o chocolate pode ser um excelente aliado para quem gosta de manter a forma e deseja maximizar os resultados da malhação. E mais, chocolate pode sim diminuir consideravelmente a dor muscular de quem pratica musculação.

 



 


Segundo Olívia Matos, nutricionista da Academia Malhação Turner, o chocolate ajuda a diminuir a dor depois da musculação porque reduz a inflamação causada pelas microlesões geradas pela atividade física. “Esse dano muscular provoca aumento da liberação de fatores inflamatórios e de substâncias como a creatina quinase. Apesar de parecer ruim, essas microlesões são importantes para a hipertrofia muscular, porém a dor muscular que ocorre pode ser reduzida quando introduzida na alimentação bebidas ricas em cacau”, explica.

Olívia informa que em um estudo recente realizado com praticantes de atividade física, bebidas à base de cacau foram ofertadas depois da prática do exercício, duas horas após e antes de dormir. “A percepção de dor foi menor nas primeiras 24h e 48h após o exercício”, informa.

Além disso, o consumo regular da delícia poderia baixar a pressão arterial, o colesterol total e o LDL (que bloqueia as artérias). Mas não vale qualquer tipo de chocolate. O meio amargo (quanto mais escuro, melhor, e com percentagem de cacau acima de 70%) geralmente contém mais flavonóides que o chocolate ao leite.









Chocolate ajuda a emagrecer
O cacau, por ser antiinflamatório e antioxidante, é muito indicado para as pessoas que desejam perder peso. “Mas a dose de cacau ingerida diariamente deve ser bem orientada e calculada pelo nutricionista para que não ultrapasse a quantidade calórica diária que ele deva consumir”, diz Olívia. “Quanto menos cacau tiver o chocolate em barra, menos nutrientes e mais açúcar e gordura ele terá e, consequentemente, mais calorias ruins e menos benefícios para a saúde”, completa a nutricionista.

Para quem está de dieta, além de consumi-lo puro, pode acrescentar chocolate meio amargo a um mix de frutas secas e nozes ou, ainda, combiná-lo com frutas para aumentar ainda mais o poder antioxidante. O ideal, segundo Olívia, é comprar chocolate embrulhado em pequenos pedaços para ajudá-lo a controlar as porções.
Divas é para comer pouquinho viu...lembre-se, pratique a moderação, coma aos poucos, não é para detonar a barra inteira de chocolate de uma vez só, se contenha :))
Beijos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário