Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dor de cabeça?? Descubra como combate-la

Por Luana Bortolon

Olá Divas...
Você sente dor de cabeça com frequência? Diante de uma situação estressante, ficamos tensas e os músculos se contraem involuntariamente, provocando uma dor de fundo muscular.  O constante estado de alerta libera muita adrenalina, o que deixa o cérebro ainda mais acelerado, aumenta a pressão sanguínea, trava os dentes e deixa você toda dolorida.


                                                                                     

  • Problemas à vista

Você já passou o dia na frente do computador e mesmo assim não larga o smartphone. "Ficar muitas horas diante da tela do notebook ou do celular tenciona os músculos ao redor dos olhos", diz a neurologista Thais Villa. Não espere ter outra crise para procurar um oftalmologista!

  •  Alta tensão

A dor de cabeça do tipo tensional representa mais de 70% dos casos. "É moderada, dói dos dois lados da cabeça e não lateja, mas aperta. Não piora com exercícios e raramente causa náuseas", diz Thais. Além da predisposição genética, pode ter uma explicação emocional: stress e ansiedade aceleram a respiração e tencionam os músculos, gerando dor.
O melhor remédio é relaxar, trabalhe menos, pratique atividades físicas, durma bem e encontre uma válvula de escape para esquecer os contratempo do dia a dia.

  •  Desidratação

Você está cansada de saber que o ideal é beber cerca de 2 litros por dia - e não apenas quando estiver com sede ou se matando na academia. Mas passar horas sem beber uma gota é uma das principais causas da dor de cabeça. Afinal, 77% do cérebro é composto de água, e, quando ele está desidratado, precisa fazer muito esforço para continuar cumprindo suas funções.
Portanto beba água antes de sentir sede. Mantenha seu corpo hidratado.
  • Enxaqueca
"Esse tipo de dor de cabeça é hereditário", diz Thais. Só quem sofre desse mal sabe quanto é desgastante. "A dor é forte, latejante e geralmente atinge apenas um lado da cabeça. Pode provocar náusea, vômito e piora com luz, barulho, jejum ou exercícios físicos", explica Peres.  A alimentação também pode ser uma das causas, para descobrir se a origem está na comida, anote tudo o que você comeu ao longo do dia e marque quando você sentir dor, assim você descobrirá quais alimentos causam a dor e evite-os. As crises atingem cerca de 80% das mulheres brasileiras.
Visite um neurologista o quanto antes para atacar o agende causador. Além dos medicamentos que o médico receitar, é bom evitar o estresse e os alimentos que desencadeiam as crises.


  • Dor de fome
A queda do nível de açúcar no sangue, comum quando se pula refeições tende a deixar o cérebro faminto de glicose, provocando dor. Trata-se de um incomodo bastante sutil, mas persistente. 
Coma de três em três horas, beba muita água e pratique atividade física regularmente.



Uma questão te tempo
A Anvisa aprovou o uso da toxina botulínica para tratar enxaqueca crônica. "Há detectores de dor no couro cabeludo, e quem sofre crises pelo menos 15 dias num mês tem essa área bastante inflamada. A toxina botulínica ajuda a dessensibilizar", diz Thais. As injeções trimestrais são aplicadas na testa, nas laterais e no pescoço.

Uma nova pesquisa da Sociedade Brasileira de Cefaleia mostrou que o efeito da acupuntura contra a enxaqueca dura até um ano e melhora já na primeira aplicação. No estudo, entre 40 e 50% dos pacientes relataram diminuição na intensidade e frequência e cerca de 70% na redução do número de dias com dor.
Vale uma visita ao médico para tirar todas as dúvidas e escolher qual o melhor tratamento para o seu caso.
E lembre-se de beber muita água, não pular refeições, praticar atividades físicas e não viver estressado...
Beijos 



http://mdemulher.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário