Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O poder das refeições em família

Por Luana Bortolon
Texto e colaboradora: Raissa Milan - Psicóloga


Olá Divas, tudo bem? Você costuma sentar a mesa junto com a sua família durante as refeições? Você conta sobre  as novidades do seu dia, deixando o celular de lado? 

Infelizmente hoje é muito difícil encontrarmos famílias que têm o hábito de todos se sentarem a mesa e fazerem a refeição juntos, com a correria do dia a dia acabamos muitas vezes almoçando ou jantando fora, cada um acaba escolhendo o local mais próximo do seu trabalho e quando há tempo de se fazer a refeição em casa ou ela é feita as pressas onde na maioria das vezes acontece de forma desintegrada um vai para a sala de televisão, outro para o quarto e quando a família resolve sentar-se a mesa cada um esta mexendo no seu celular, lendo algo que não teve tempo de ler, mexendo no notebook, enfim fazendo qualquer coisa menos se olharem nos olhos e conversarem uns com os outros.



Sentar-se a mesa para fazer as refeições é muito mais do que cumprir um ritual é uma forma de manter a família unida, pois geralmente essa é a única hora que a família encontra para se reunir, conversar sobre como foi o dia de cada um, buscar soluções para possíveis problemas e trocar afeto, por exemplo, um simples jantar pode fortalecer a relação entre os membros da família, principalmente para os adolescentes, que tendem a serem mais “rebeldes” nessa fase, as famílias que mantêm este hábito comunicam-se mais, fazendo com que os filhos se sintam mais seguros e confiantes diante de qualquer problema, pois sabem que, ao chegar em casa, terão bons momentos em família e que podem contar com seus pais.

Se você já faz refeições em família, por favor, não pare e se não fizer, por favor, tente experimentá-las, sabemos que os dias são corridos e muitas vezes falta tempo, mas procure fazer pelo menos uma refeição com seus filhos. Seja o café da manhã, almoço ou jantar, contudo é preciso que o clima seja propenso a isso, ou seja, que exista diálogo para todos serem ouvidos e trocarem ideias durante a refeição. Desligue a TV, deixe o celular e o computador para depois, não se preocupe se a princípio a atitude parecer desconfortável, mas procure mantê-la. Não há fórmula correta, portanto, descubra o que funciona melhor para sua família. Esse momento ira gerar mudanças positivas como: benefícios para o bem-estar físico, social e emocional fazendo toda diferença na qualidade dos seus familiares.
Adoro sentar a mesa e poder conversar com meu marido sobre como foi o trabalho durante a manha e sinto falta quando eventualmente essa rotina é quebrada. Ainda não tenho filhos, mas cresci com esse hábito, e não pretendo mudar.
Experimente reunir a família e se divirta durante as refeições!
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário