Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Glúten-free

Por Luana Bortolon


Olá Divas queridas...
Cortar o glúten da dieta foi umas das medidas mais adotadas em 2013  para perder peso, segundo um levantamento norte-americano. Isso explica a grande variedade de produtos livres de glúten nos supermercados, o que é ótimo para quem tem doença celíaca (transtorno que afeta 1% da população mundial), e para quem quer perder peso.
Retirar o glúten da dieta está na moda, mas você sabe os benefícios que uma alimentação sem esta substância pode trazer? “O glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela provoca inflamações que podem gerar inchaço, dores articulares e indisposição. Retirar a substância do cardápio elimina estes problemas e ainda ajuda na perda de peso”, explica a nutricionista Andreia Santos.





Pessoas com intolerância ao glúten, ou celíacos, não podem ingerir alimentos que contenham a substância, já que ela impede a correta absorção de nutrientes pelo intestino. Os portadores de sensibilidade ao glúten também precisam evitar ao máximo o seu consumo, mas os benefícios da dieta sem esta proteína podem ser percebidos por qualquer pessoa. “Eliminar o glúten da dieta provoca a redução no grau de inflamação do organismo. Assim, o metabolismo volta a funcionar normalmente, o que promove a diminuição da retenção de líquidos, perda drástica e rápida de peso, correta absorção dos nutrientes pelo intestino e prevenção de doenças não transmissíveis, como a obesidade e complicações cardiovasculares”, diz a nutricionista.

Alimentos que contêm glúten:
Pães, massas, tortas, farinha para preparo de bolo, massas, biscoitos, pizzas, panquecas, nhoque, lasanha, salame, salsicha, alimentos empanados, waffles, cereais matinais, sopas prontas, cerveja, doces, molhos de soja, teriaki e alguns próprios para saladas. Hoje já é possível encontrar, em lojas de produtos naturais, alguns destes alimentos em versões sem glúten, produzidos com alimentos alternativos.



Alimentos sem glúten:
Tapioca, feijões, quinoa, chia, linhaça, milho, laticínios, batata, arroz, castanhas, sementes, mandioca, frutas, vegetais, carnes e cereais produzidos sem trigo, cevada ou malte, entre outros.




Glúten em excesso não faz bem para ninguém: incha, inflama e engorda. Mas fique atenta, nem todo alimento glúten-free é saudável e pouco calórico, por isso leia a lista de ingredientes, pois eles podem ter excesso de açúcar e gordura.
Portanto, vamos ficar atentas divas...antes de colocar o produto no carrinho, verifique a tabela nutricional.
Beijos



Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar

Revista boa forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário