Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Pão integral ou light??

Por Luana Bortolon



Bom dia divas!! Tudo bem?
Difícil imaginar um dia sem consumir pão, alimento indispensável na mesa do brasileiro, especialmente no café da manhã. Mas quando o assunto é a dieta, ele passa a ser considerado um vilão, pois é rico em carboidrato e pobre em fibras.
O pão francês é composto apenas de farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes. Esse tipo de carboidrato colabora para o aumento de gordura abdominal, por isso deve ser evitado. Para aqueles que gostam muito do francês, ele pode ser consumido ocasionalmente.


Quem procura ter uma alimentação saudável e cuida do corpo, com certeza já comparou a tabela nutricional dos pães no supermercado. E já deve ter se perguntado qual pão é melhor para a dieta, pão integral ou light?



O primeiro preparado com farinha integral, é uma opção rica em vitaminas do complexo B, substância que ajuda a controlar a ansiedade e, com isso, diminui os ataques à geladeira. A maior vantagem porém, são as fibras. Em boa quantidade, ela reduzem o tempo que o pão leva para ser absorvido - quanto mais lento esse processo, menor o risco do organismo estocar gordura. Pelo mesmo motivo você demora mais para ter fome. 

O pão light é menos calórico. Só que pode ser feito com farinha refinada, é pobre em fibras e costuma ter açúcar. Mas existe o pão light integral! 
É importante verificar a tabela na hora de escolher o pão, para optar por produtos que tenham mais fibras e menos sódio. Vale lembrar que a OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda a ingestão de no máximo 2,4 g de sódio por dia.
Também temos a opção de pão integral com grãos, que possui em sua composição grãos, trazendo mais fibras e nutrientes, mas geralmente são mais calóricos, porém, também mantém a saciedade por mais tempo.


E o pão de aveia e iogurte que tem apenas a adição deste alimento no processo de fabricação.
O número de calorias varia muito entra as diferentes marcas, e a porção ideal depende do seu objetivo, por isso o ideal é consultar uma nutricionista. 
Hum, esse assunto deu fome! rsrs 
Beijos

Fotos: www.google.com.br


Um comentário: