Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A cerveja está engordando você?

Por Luana Bortolon


Olá Divasssss
Antes de achar que nenhuma dieta é capaz de acabar com com os pneuzinhos, preste atenção no quanto você está bebendo no happy hour, no barzinho, na balada, no churrasco do fim de semana.

As calorias que coloca no prato são controladas, mas você se esquece de computar as que põe no copo? 

É comum, até as mulheres preocupadas em manter as curvas no lugar se iludem com a ideia de que um chopinho não engorda. Não é bem assim: um copo de 300 ml tem em média 150 calorias. Não é muito. Mas, se você não consegue parar no primeiro, desculpe, mas nenhuma dieta vai funcionar. As festas regadas a cerveja acontecem com freqüência? Então, outro balde de água fria: seu abdômen tem tudo para ganhar proporções que, definitivamente, não combinam com o biquíni.


Existem poucos estudos avaliando se a cerveja interfere na medida da cintura. Porém, um dos principais - feito por equipes de cinco centros de estudos da Dinamarca e publicado na revista americana International Journal of Obesity – revela que a bebida aumenta, sim, a circunferência do abdômen. Está certo que, para isso, é preciso beber mais de cinco copos todos os dias da semana. É bastante! Mas os brasileiros que bebem chegam perto disso, inclusive as mulheres. Na balada, elas pedem uma, depois outra, mais uma, até a quarta… Quando se dão conta, exageraram.
A armadilha pode ser dupla: junto com a bebida vem a batata frita, e os petiscos gordurosos também têm culpa no cartório. Faça as contas: dois copos de cerveja mais uma porção (100 gramas) de provolone à milanesa têm cerca de 800 calorias – quase a cota que você tem direito no dia. É melhor estipular um limite.




Beber sem comer, nem pensar! É importante você comer antes e durante o consumo de álcool. “Do contrário, os efeitos de embriaguez serão muito mais rápidos. E o enjoo no dia seguinte maior”, avisa Adriana Kobayashi, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo. Prefira porções com carboidrato, proteína e gordura boa – uma fatia de pão com peito de peru e azeite, por exemplo. Essa combinação diminui a velocidade de absorção da bebida, o que ajuda a preservar suas curvas. “Em alta concentração no sangue, o álcool dispara a produção de insulina – hormônio que, em excesso, estimula o organismo a armazenar gordura”, diz Alexandre Merheb, nutrólogo do Rio de Janeiro. O alerta vale especialmente para as mulheres que, com a intenção de emagrecer, bebem para não comer.

A mulher é menos resistente à bebida, é fisiológico, por termos menos água no organismo (52%, contra 61% dos homens), as mulheres atingem uma taxa de álcool no sangue mais alta num menor tempo. Isso sem contar que o excesso de álcool sobrecarrega o fígado e os rins, esses órgãos deixam de eliminar as toxinas como deveriam. É por isso que depois de uma noitada movida a cerveja você tem ressaca. O organismo precisa de dois dias para conseguir se livrar dos resíduos deixados pela bebida. Do contrário, lá vem mais peso, as toxinas do álcool deixam o organismo mais resistentes a perder peso e também mais propenso a ganha-lo. Em excesso, o álcool altera o metabolismo do estrogênio - hormônio feminino que, em desequilíbrio, age da mesma forma que a insulina - contribuindo para os estoques de gordura.

Cuidado com a ideia de que a cerveja é diurética e desincha. Você tem vontade de fazer xixi porque precisa eliminar a água da própria cerveja - não é o líquido retido no corpo. A levedura - substância responsável pela fermentação da bebida deixa a bariga estufada, isso porque dilata o estômago, que pode até dobrar de tamanho, mas claro o efeito é passageiro. Agora se você não quer sair da dieta, uma boa opção é trocar a bebida fermentada por uma caipirinha com adoçante. Essa opção é mais calórica, 192 calorias um copo de 200 ml feita com vodca e adoçante, mas não incha a barriga. E a vantagem é que você vai beber aos pouquinhos, coloque bastante gelo e intercale com água, dá para relaxar e curtir a festa sem engordar. Não gosta de caipirinha? Que tal uma taça de vinho? Mas lembre-se de sempre intercalar com água.
Beijos e até mais...



Fonte: www.boaforma.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário