Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pedalar traz muitos benefícios

Por Luana Bortolon

Olá amigas, tudo bem?
Hoje vou falar um pouco para vocês de um esporte que particularmente amo! Pedalar na magrela é tudo de bom, sentir aquele ventinho no rosto...sensação de liberdade! Quem nunca provou deveria, acredite, você vai gostar da brincadeira! Além de manter a forma e deixar suas pernas mais bonitas!




Como toda prática esportiva o ciclismo traz muitos benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada. Segundo Dr Frobose (pesquisa da Universidade Alemã do Desporto), as pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico. Muitas pessoas com dores na coluna, excesso de peso e doenças cardiovasculares, podiam desfrutar de muitos anos de boa saúde, se usassem a bicicleta mais vezes, afirma a pesquisa.
O ciclismo reduz o estresse, reduz o risco de infarto e ainda aumenta a imunidade. Além de ser uma atividade física completa, por movimentar o corpo todo, quer mais motivos para você começar a pedalar??


  1. Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas ficam mais eficazes, fazendo com que o sangue chegue rapidamente ao cérebro, diminuindo a ansiedade, angustia e depressão.
  2. Emagrece: Combinada com uma dieta saudável, e de baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda e no controle de peso, favorece o emagrecimento e ajuda a reduzir a gordura corporal.
  3. Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos, e com isso seus vasos sanguíneos terão muito menos possibilidades de se calcificarem e ao mesmo tempo aumentará seu colesterol HDL (colesterol bom). Os vasos sanguíneos se conservam flexíveis e saudáveis quando suas pernas se movimentam mais.
  4. Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.
  5. Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas. 
  6. Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. 
  7. Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 
  8. Melhora relações sexuais: Ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa. 
  9. Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
  10. Garante boa forma e fôlego de atleta: Andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular que fortalece nosso coração. Além disso, a participação dos músculos e das articulações é máxima em número e intensidade, tonificando pernas e melhorando o condicionamento cardiovascular.



Para a máxima eficiência do exercício, ao andar de bicicleta recomenda-se que você faça um trabalho de intervalo com mudanças frequentes de ritmos. É o tipo de treinamento que faz você melhorar mais rápido e obter os maiores benefícios para sua saúde.
Com o tempo você vai modulando o tempo e a frequência dos intervalos de acordo com a sua condição física. Aqueça a um ritmo suave, com a cadência de pedal alta, alcance seu ritmo, depois intercale, a cada 15 minutos aumente a intensidade de 3 a 4 minutos  de duração, sua respiração deve se agitar consideravelmente (80 a 85% de suas pulsações máximas), você aumentará sua qualidade de vida consideravelmente.

Pedalando o tronco fica ligeiramente inclinado para frente, a musculatura das costas fica sob tensão e você se obriga a estabilizar o tronco. Muitas dores na costas são resultados da inatividade, que causa a redução da nutrição dos discos intervertebrais e dessa forma vão perdendo a capacidade de amortecer os impactos. Além disso a falta de exercício, faz com que a musculatura da coluna vá se atrofiando, diminuindo assim, sua função de "mola". Os movimentos regulares das pernas fortalecem a região lombar, prevenindo a aparição de hérnias de disco. Compense com alguns abdominais, fazendo o encolhimento do tronco com as pernas flexionadas, cada vez que você pedalar, e você terá na bicicleta uma das atividade ideias para quem sofre de dor nas costas.



Diferente das atividades que há impacto, com a bicicleta os joelhos trabalham protegidos, pois 70 a 80% do peso do seu corpo gravita sobre o selim. É  a melhor alternativa a corrida, com benefícios físicos muito similares, pois na bicicleta, nem as articulações nem as cartilagens suportam cargas elevadas. Quando as articulações se mobilizam com pouca pressão, os nutrientes chegam com facilidade e as substâncias benéficas se difundem neles facilmente.



A pesquisa do Dr Frobose destaca ainda os benefícios de andar de bicicleta para as pessoas que sofrem algum processo canceroso. É como se as células que se encarregam da defesa do corpo, que estavam adormecidas despertassem mediante a pedalada de um coma profundo. Mas tenha em mente que os esforços moderados reforçam seu sistema imunológico, enquanto os de intensidade máxima o debilitam. Portanto se você está exposto a fatores de risco, não faça trabalhos muito intenso.

Use roupas leves e apropriadas para a prática do esporte, de preferencia as cores fortes que chamem atenção pelo menos na parte de cima se for pedalar na rua e a noite, não esqueça de ligar o pisca traseiro e dianteiro e se for durante o dia, use filtro solar e jamais pedale sem capacete. Eu Também uso luvas nas mãos e claro um acento acolchoado no banco da bicicleta.


       


                                                   
Os benefícios de se pedalar começam a partir de 20 minutos de pedalada, porém o ideal é pedalar de 45 a 60 minutos, 3 vezes por semana. Quanto mais tempo você dedica a bicicleta, mais vantagens vão se acumulando...



Em 60 minutos = controle de peso, anti estresse e bem estar geral.

E ai ta esperando o que para começar a pedalar??
Bora??
Beijos e até a próxima!




www.cyclingandhealth.com
http://www2.uol.com.br/
http://saude.sapo.pt/
http://www.ciadopedal.com.br/
Fotos: www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário