Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Jardim na varanda

Por Lidiane Massuda


Olá amigas Divas... que calor está fazendo nesse nosso Mato Grosso do Sul, não é mesmo??? Pensando em maneiras de refrescar a casa, lembrei das nossas famosas plantinhas que tanto adoro... isso mesmo, as plantas têm a capacidade de refrescar o ambiente e deixá-lo mais agradável.
Que tal levar o paisagismo para dentro de casa e com isso amenizar a incômoda sensação de calor? Com a chegada do verão, as pessoas têm tendência a passar mais tempo fora de casa, principalmente no seu jardim (de casas  ou apartamentos), uma vez que este tende a ser um dos locais mais frescos e aprazíveis da casa. Se você acha que não tem um espaço adequado para um jardim, veja todas essas ideias que separei pra transformar sua varanda em um delicioso e refrescante lugarzinho para você e as suas plantinhas... Aproveitem!!!



As plantas ajudam a refrescar a casa porque contribuem com a circulação do ar dentro dela e reduz o aquecimento dos ambientes, a terra molhada também auxilia na umidificação do ar. Determinadas espécies realizam a evapotranspiração e com isso conseguem aumentar a umidade do ar, desta forma o lar se torna mais fresquinho.
Ao adotar o paisagismo é importante ter alguns cuidados como não escolher as espécies erradas e se preocupar sempre com as condições de sobrevivência das plantas.


Antes de planejar o seu jardim na varanda é preciso redobrar a atenção no momento da escolha das espécies, não vai sair por aí comprando qualquer tipo de planta só porque você achou ela bonitinha,  rsrsrsrs. Vários fatores tem que ser observado.
As espécies mais recomendadas são as de sombra e meia-sombra, que podem ser usadas em jardineiras de alvenaria ou em vasos, como por exemplo: a Palmeira ráfia (Rhapis excelsa), a Palmeira bambu (Chamaedorea elegans), o Lírio da Paz (Spathiphyllum cannifolium), o Antúrio (Anthurium andraeanum), a Peperômia (Peperomia obtusifolia), a Dracaena surculosa, Polyscias fruticosa, etc.

   

 
  
A incidência do sol, a ação dos ventos e o espaço disponível também são determinantes para a definição do projeto. Comece por planejar o tipo de jardim que pretende, as plantas a incluir (como falei, saber se as ecolhidas são adequadas) e qual a sua distribuição pelo espaço, bem como as condições de iluminação e umidade.
Em andares altos, por exemplo, o sol é presença garantida. Para aproveitá-lo, aposte no colorido de árvores frutíferas como os pés de jabuticaba, romã e pitanga. 
Os apaixonados por ervas e temperos também podem reservar um local para uma pequena horta, elas são de fácil cultivo e se adaptam bem em vasos pequenos, desde que posicionados próximos à incidência da luz. Além de decorar o ambiente, as ervas deixam uma aroma maravilhoso!
   
    

  

Se o seu apartamento for muito pequeno opte por jardins verticais utilizando vasos pendentes, vasos cilindricos (esses podem ser feitos com tubos de PVC), meios vasos, placas (fibras de côco), junto às paredes, mas tenha cuidado quanto à impermeabilização da mesma, pois será um local que ficará vulnerável à umidade, devido à constante irrigação das plantas. 
Você também pode mesclar vasos com mimos para tornar a decoração mais alegre.

 

          

Outros itens a serem observados são:
- o sistema de escoamento da àgua das plantas;
 dependendo da construção da sua varanda, o escoamento da água pode representar um problema, o acúmulo de água nos vasos pode apodrecer a madeira ou escorrer para outras varandas ou pátio.
- o sistema de impermeabilização; caso for colocar seixos, espelhos d'agua, etc, faça uma impermeabilização adequada evitando assim, problemas futuros com relação à umidade acumulada nesses casos.


 

Cuidado também quanto a toxicidade das plantas, principalmente quem tem animais e crianças em casa, elas podem ser um risco à saúde deles.


Finalizando, não se esqueça de trazer charme e personalidade a esse lugar colocando bancos, deques, futons, luminárias, pedras, fontes, objetos graciosos, etc.

  

   

   

Agora que mostrei pra vocês alguns cuidados que devemos ter para transformar a varanda em um cantinho mais agradável, porque não corre para floricultura e amadureça essa ideia? Tenho certeza que depois de prontinho você vai amar esse lugarzinho e o relax de cuidar das plantas... espero que tenha ajudado!!!
Beijinhos Divas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário