Pesquisar este blog

sábado, 14 de dezembro de 2013

Bolo sem açúcar

Por Luana Bortolon

Olá amigas divas! Tudo bem?
Quem me conhece sabe que adoro bolo para tomar com café...hum... aquele café forte!
Antigamente eu fazia bolo todo final de semana, era de chocolate (nega maluca), cenoura com calda de chocolate, limão, coco (bolo gelado - aquele embrulhado no papel alumínio com coco por cima), mesclado, laranja, e eu não me contentava com aqueles bolos de caixinha não, fazia tudo caseiro, sem mistura para bolo.
Mas ai o tempo foi passando e meu metabolismo foi ficando mais lento :(( então eu tive que escolher entre aposentar a batedeira ou ganhar peso! 
Não pensei duas vezes... aposentei a batedeira, hoje faço bolo só de vez em quando...
Esta semana minha aluna chegou no pilates com uma receitinha que ela encontrou na internet, um bolo sem açúcar, mais saudável e menos calórico. Fiz algumas trocas (a receita original era com farinha de trigo, eu fiz com farinha integral), testei e aprovei!



Então, vamos ao que interessa...

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de margarina - derreta no micro-ondas (usei becel)
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de uva passa sem caroço (clara ou escura)
  • 1 xícara de aveia (floco fino)
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa (bem cheia) de fermento em pó
  • 3 maças grandes (usei a maça nacional - minha preferida)
  • 3 bananas nanica (madura)
Modo de preparo:

Tirar a casca de 1 maça, picar e bater no liquidificador com os ovos e a margarina derretida. 
Em uma tigela picar as maças (descascadas) e as bananas cortar em rodelas, acrescentar a uva passa. 
Misture com a colher os ingredientes secos com o que você bateu no liquidificador, e por último acrescente as frutas, misture tudo e coloque em uma forma redonda - com furo no meio, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Salpique um pouco de canela sobre o bolo e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 50 minutos.







Adorei! É uma boa pedida para o café da manhã ou o lanche da tarde. Que tal você fazer para esse fim de semana???
Espero que gostem da receita divas! Testem e deixe sua opinião nos comentários...
Beijos e ótimo fim de semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário