Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Água de comer

Por Luana Bortolon

Olá divas! Tudo bem? Você que já corre ou está começando (começar a correr) sabe se hidratar corretamente? 
Beber água não é a única maneira de se hidratar, de acordo com o Institute of Medicine, 20% de nossa ingestão de água provém da alimentação. Por exemplo: ''comer um pepino de 85 gramas equivale a beber 90 ml de água, só que é ainda melhor", afirma Howard Murad, médico e autor do livro The Water Secret. Além de ricos em água, alimentos como frutas e vegetais contêm nutrientes que podem melhorar o desempenho e a saúde do corredor. Então encha sua garrafinha de água e acrescente esses alimentos à dieta para obter hidratação, nutrientes e uma saborosa mudança de ritmo.




Água mais eletrólitos: Melão cantalupo, pêssegos e morangos.
Essas frutas são compostas principalmente de água, além de serem ricas em potássio, um eletrólito (sal mineral) perdido no suor. O potássio e o sódio trabalham juntos para manter os níveis de líquido no organismo. Uma xícara de cada uma dessas frutas contém entre 5% e 10% de suas necessidades diárias.


Água mais vitamina C: Melancia, kiwi e frutas cítricas.
A vitamina C ajuda a manter a flexibilidade das articulações e cartilagens, e essas frutas fornecem 1/3 das necessidades diárias por porção (1 xícara). Ela também protege sua pele. Os raios UV, a poluição e o suor prejudicam a pele, e a vitamina C ajuda a combater esses efeitos nocivos. Um estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry constatou que a melancia e o kiwi se mantêm saudáveis até 6 dias depois de cortados, então dá para guardar a melancia na geladeira a semana toda.



Água mais defesa contra o câncer: Tomates e brócolis.
Tomates são ricos em licopeno e estudos relacionam esse antioxidante com uma redução no risco de câncer de pulmão, estômago, próstata, mama, cólon e cervical. O brócolis tem 90% de água e contém compostos chamados de isotiocianatos. Um estudo de 2010 do Journal of Medicinal Chemistry descobriu que os isotiocianatos bloqueiam um gene defeituoso que faz com que as células se tornem cancerígenas.



Água mais recuperação: Abacaxi e cereja.
Ambas podem ajuda-lo a se recuperar e reidratar depois de correr. Estudos mostram que a enzima bromelina, encontrada no abacaxi, pode reduzir inflamações e acelerar a recuperação muscular. "Cerejas contêm antocianinas e melatonina, que reduzem inflamações", diz Russel Reiter professor no Health Science Center da Universidade do Texas. 


Água mais imunidade: Iogurte.
Iogurte geralmente fornece entre um e cinco estirpes de probióticos (bactérias saudáveis). Alimentos ricos em probióticos são capazes de protege-lo de contrair infecções no trato respiratório, que podem impedi-lo de correr. 



Água mais digestão: grãos.
Uma xícara de grãos cozidos (como feijão roxo e grão de bico) fornece meia xícara de água, proteína equivalente a dois ovos e metade de suas necessidades diárias de fibras.
Como já falamos no post a importância das fibras, as fibras mantêm seu sistema digestivo trabalhando, ajudam a reduzir o colesterol e controlam o apetite. "Os grãos são o alimento perfeito para o corredor", diz Wendy. São uma combinação balanceada de carboidratos e proteína, o que permite que o açúcar no sangue seja liberado mais lentamente, para um melhor desempenho. 





Por hoje é só divas...vamos correr e se hidratar, pois o verão promete!
Beijos e até a próxima.



Fotos: www.google.com.br
Revista runner's world

Nenhum comentário:

Postar um comentário