Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Projeto barriga chapada - parte 1

Por Luana Bortolon

     Olá Divas que querem ficar com a barriga chapada! Esse post é especial para vocês!
     Lisa, chapada e se a genética permitir quase uma barriga negativa. Essa é a barriga que está na lista atual de desejos da maioria das mulheres, nem precisa ter os gominhos que desenham o abdômen, mas não pode ter gordura.



   Para queimar os excessos nada como a famosa dupla treino aeróbico e alimentação correta. Mas não precisa radicalizar, fazer trocas inteligentes no cardápio traz resultados promissores. Então no lugar de itens que retêm líquido, incham e, pior, engordam, escolha alimentos capaz de fazer o contrário: combater a gordura.
    Entre os maiores inimigos da barriga lisinha estão as comidas que fermentam e deixam você estufada e, por isso devem ser evitadas. Carboidratos refinados (Açúcar, farinha branca), cerveja e bebidas gasosas são os campeões da lista. Mas você também pode se sentir inchada quando come feijão, repolho, couve-flor ou outros grãos. Ou, ainda, quando come os alimentos com muito sódio- famoso por fazer o corpo reter líquido em excesso. Tão importante contra diminuir a porção desses itens é pensar no contra-ataque consumindo alimentos ricos em fibras e água. É o caso das frutas e folhas e dos legumes. Aumente ainda a frequência com que você consome cereais integrais para estimular o bom funcionamento do intestino.


         Carboidratos complexos: pão, macarrão e cereais integrais
     Rico em fibras, os carboidratos complexos, com índice glicêmico (IG) baixo ou moderado, demoram mais tempo para ser transformados em açúcar no sangue. Isso evita a alta liberação de insulina, que, sintetizada pelo pâncreas, garante a chegada da glicose (açúcar) as células. Só que insulina em excesso estimula a corpo a armazenar gordura. Os picos desse hormônio também levam à produção de radicais livres, que destroem tecidos e provocam acne e rugas.
        Evite: açúcar, arroz, macarrão, pão, bolo e biscoito feitos com farinha branca.




     Proteína magra: peixe (salmão, atum, tilápia), carne magra, frango, peito de peru, ovo, ricota, cottage 
      Estudos mostram que, se você seguir uma dieta rica nesse nutriente, tem chance de queimar duas vezes mais gordura abdominal do que quem exagera na massa, porque "as proteínas precisam de cerca de 19% das calorias da refeição para serem digeridas, enquanto as gorduras e os carboidratos, só 3% " explica Wanessa Santos, nutricionista. Além disso, a proteína diminui a velocidade com que o carboidrato é transformado em açúcar, quando combinados na mesma refeição, e prolonga a sensação de saciedade.
        Evite: carnes gordas, frango com pele, salsicha, salame, bacon, mortadela e frituras em geral.




     Gordura do bem: azeite de oliva, óleo de coco, amêndoa, castanha-do-pará, abacate
      Em quantidade moderada, as gorduras amigas (mono e polinsaturadas), ajudam a enxugar a barriga. O azeite de oliva tem propriedades que podem evitar doenças e melhorar a pele, entretanto, nada de exagerar no consumo: o azeite é calórico (cerca de 90 calorias por colher de sopa). Os nutricionistas dizem que o ideal é consumir aproximadamente 30g por dia. Sendo assim, inclua uma colher de sobremesa de azeite no almoço e outra no jantar. O azeite reorganiza os depósitos de gordura e, com isso, impedem o aumento dos adipócitos (células de gordura) entre os órgãos do abdômen. As gorduras também ajudam a diminuir o índice glicêmico dos carboidratos.
      O Azeite de oliva tem diferentes níveis de acidez e quanto menor for o índice, melhor é para a saúde, por isso o mais indicado é o extravirgem. Nesta opção o azeite contém diferentes vitaminas (A, D, K e E) e é até capaz de prevenir o câncer.
     Evite: as gorduras saturadas (embutidas em queijos amarelos, carnes gordas leite integral) e principalmente a gordura trans (presente em salgadinhos, biscoito recheado, margarina, bolo e sorvete), enfraquece o coração e aumenta o depósito de gordura onde nós não queremos: na barriga.





         Dicas importantes
  • Combine carboidrato complexo, proteína magra e gordura boa em todas as refeições. No almoço e no jantar, complete o prato com legumes cheios de água, como chuchu e pepino, e folhas verde escuras (couve, escarola, almeirão, rúcula), eles baixam ainda mais o índice glicêmico da refeição e saciam bastante. 
  • Faça seis refeições por dia, contando com os lanchinhos, comer menos por vez e a cada três horas deixa o organismo menos sobrecarregado e o metabolismo mais acelerado. O risco de você estocar gordura é duas vezes menor. 
  • Evite comer rápido e beber muito líquido na refeição. Do contrário, você favorece a fermentação dos alimentos.
  • Preserve o seu sono, noites maldormidas aumentam o apetite e interferem na produção do homônio cortisol, que, em níveis elevados, faz o organismo estocar gordura.
  • Cuide da postura, manter os ombros abertos e a coluna ereta dá impressão de que você é mais alta e mais magra.
     Divas por hoje é só, no próximo post teremos mais dicas, vamos falar sobre os alimentos queimadores de gordura.
     Enquanto isso, mãos a obra, dieta e exercícios porque o verão se aproxima e queremos ir para  a praia com a barriga negativa.
     Como diz minha amiga Vanessa chora gordura!
     Beijos


Fonte: revista boa forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário